Translate

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Drogas?


PROCURE AJUDA! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO.






        Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções.


Sigmund Freud associa a droga neste pequeno trecho como "amortecedor de preocupações":

“O serviço prestado pelos veículos intoxicantes na luta pela felicidade e no afastamento da desgraça é tão altamente apreciado como um benefício, que tanto indivíduos quanto povos lhes concederam um lugar permanente na economia de sua libido. Devemos a tais veículos não só a produção imediata de prazer, mas também um grau altamente desejado de independência do mundo externo, pois sabe-se que, com o auxílio desse ‘amortecedor de preocupações’, é possível, em qualquer ocasião, afastar-se da pressão da realidade e encontrar refúgio num mundo próprio, com melhores condições de sensibilidade. Sabe-se igualmente que é exatamente essa propriedade dos intoxicantes que determina o seu perigo e a sua capacidade de causar danos. São responsáveis, em certas circunstâncias, pelo desperdício de uma grande quota de energia que poderia ser empregada para o aperfeiçoamento do destino humano.”
Sobre a fuga da realidade, 1930.


Curiosidade, fazer parte de um grupo, impulsividade, sentimento de onipotência (comigo não acontece), baixa auto-estima, auto-confiança prejudicada, agressividade, estresse gerado por conflitos familiares, falta de diálogo com pais e transtornos psiquiatricos como depressão, ansiedade, deficit de atenção e hiperatividade são alguns dos fatores que contribuem para o uso de drogas (principalmente na adolescência).



Vídeo explicativo sobre a droga e seus efeitos:









É de fundamental importância o papel da familia na formação do adolescente. é função da família fazer com que a criança aprenda a lidar com limites e frustrações.

Crianças que crescem em um ambiente com limites e regras claras, geralmente são mais seguras e sabem o que podem e o que não podem fazer. Quando se deparam com um limite, sabem lidar com a  frustração.










Nenhum comentário:

Postar um comentário